História


A região de São Carlos e Araraquara reúne uma das maiores concentrações de equipamentos termoanalíticos em operação e um grande número de pesquisadores envolvidos com estas técnicas, no Brasil, desenvolvendo pesquisas de alto nível nas diversas unidades acadêmicas da USP, UFSCar, UNESP e EMBRAPA, que se utiliza de resultados obtidos com estas técnicas, para desenvolvimento e caracterização dos mais diversos materiais.
Considerando este fato, em outubro de 2003 o Laboratório de Análise Térmica, Eletroanalítica e Química de Soluções (LATEQS) e o Grupo de Biomateriais, dois dos grupos de pesquisa do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP realizaram o I Encontro Regional dos Usuários de Técnicas Termoanalíticas (I ERUTT), nas dependências do próprio Instituto.
O evento foi bem aceito pela comunidade termoanalítica e houve vários pedidos de que novas edições daquele encontro fossem organizadas. Atendendo a esta solicitação a Comissão Organizadora decidiu que os próximos Encontros Regionais dos Usuários de Técnicas Termoanalíticas fossem realizados a cada 2 (dois) anos, intercalando-se com o Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria, promovido pela ABRATEC. Assim foram realizadas em 2005 e 2007, a 2ª e 3ª edições respectivamente, com participação crescente de pesquisadores de diferentes Instituições e provenientes de vários Estados brasileiros.
Em julho de 2009 realizou-se a quarta edição do ERUTT e, novamente, o evento foi bem aceito, com um aumento significativo de inscritos e resumos, tendo sido sugerido que a Comissão Organizadora estendesse a sua duração e convidasse pesquisadores de outros centros de Análise Térmica no País e do Exterior para participarem com trabalhos e palestras. O livro de resumos era composto por resumos simples de uma página.
Atendendo a esta solicitação, mudou-se o formato do evento lançando o V Encontro dos Usuários das Técnicas Termoanalíticas (V EnUTT), que foi realizado nas dependências da EESC/USP, no Anfiteatro Jorge Caron e Espaço Primavera, no período de 20 a 22 de novembro de 2011.
No período de 28 a 30 de julho de 2013 realizaremos o VI EnUTT nas dependências da EESC/USP (Anfiteatro Jorge Caron e Espaço Primavera). Nesta edição foram incluídas sessões coordenadas para apresentações orais dos trabalhos, além das sessões de apresentação de painéis.
Após 2013, o evento não seria somente realizado em São Carlos. Devido ao grande público de outras regiões e estados, decide-se que em 2015 o evento seria realizado em Bauru, nas instalações da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde passou a chamar-se SiAT, Simpósio de Análise Térmica.
Assim, no período de 18 a 20 de Julho de 2015, foi realizado o VII SiAT em sua primeira edição fora de São Carlos, modelo que foi muito aceito e várias cidades tiveram o interesse de sediar novas edições do evento.

Em 2017, a cidade de Ponta Grossa/PR foi escolhida para realização do VIII SiAT, com apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa, foi realizado no período de 13 a 15 de Agosto de 2017, onde foi registrado o maior número de trabalhos submetidos ao evento, passando de 200 resumos. Neste mesmo evento, confirmou-se que Goiânia/GO receberia o IX SiAT.